Como podemos melhorar a mobilidade na cidade do Recife, com uso de tecnologias inovadoras, reduzindo os impactos causados pelo trânsito?

Cenário

Possuindo uma frota com mais de 650 mil veículos registrados, a capital pernambucana recebe diariamente contribuição direta do trânsito dos municípios de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe, o que significa cerca de um milhão e meio de veículos circulando pelas ruas e avenidas do Recife. Além disso, 67,43% da área territorial do Recife é formada por morros e encostas que, somado às pontes e viadutos, agravam ainda mais a mobilidade urbana da cidade.

Baseado no modelo de desenvolvimento que privilegia o transporte individual sobre o coletivo no Brasil, surgem reflexos negativos na mobilidade e nos fatores de sustentabilidade de nossa cidade:

  • Os congestionamentos;
  • A pouca flexibilidade da infraestrutura viária nas áreas urbanas consolidadas;
  • O aumento da população com sua frota;
  • A crescente poluição atmosférica e sonora;
  • Os níveis alarmantes de sinistros no trânsito.

Tudo isso, traduz o planejamento equivocado e centrado no transporte individualizado.

Principais dores

  • Tempo perdido nos deslocamentos na cidade (congestionamento)
  • Dificuldade em estacionar
  • Ausência de integração entre todos os modais
  • Ausência de integração entre todas as ciclovias
  • Ausência de uma sincronização inteligente dos semáforos
  • Qualidade dos pavimentos
  • Poluição sonora
  • Poluição ambiental
  • Qualidade dos transportes públicos
  • Falta de educação dos motoristas que circulam no Recife
  • Muitos acidentes de trânsito

Resultados Esperados

  • Busca-se a criação de um novo olhar com aplicação tecnológica para políticas públicas voltadas à melhoria da mobilidade urbana na cidade, visando a promoção do acesso amplo, seguro, eficiente, sustentável, resiliente e democrático do espaço urbano, priorizando os modos ativos de deslocamento e o transporte coletivo, paralelamente, com a diminuição do tempo de deslocamento e de sinistros de trânsito no Recife. Os resultados esperados, então, podem contemplar um ou mais dos seguintes aspectos:
  • Redução do congestionamento: soluções de mobilidade inteligentes e integradas podem reduzir o número de veículos nas ruas, melhorando o fluxo de trânsito e reduzindo congestionamentos;
  • Melhoria da qualidade do ar: soluções de mobilidade que incentivam o uso de meios de transporte mais limpos, como bicicletas e veículos elétricos, podem reduzir a poluição do ar, melhorando a qualidade de vida das pessoas;
  • Acesso mais fácil ao transporte público: soluções de mobilidade inteligente que tornem o acesso ao transporte público mais fácil e conveniente para os usuários;
  • Redução de custos: soluções de mobilidade inteligente que incentivam o compartilhamento de veículos, reduzindo os custos de transporte para os usuários, economizando dinheiro e reduzindo a demanda por combustíveis fósseis.

Informações Complementares

Atualmente o planejamento da mobilidade do Recife é baseado no Plano de Mobilidade aprovado pela Lei Municipal 18.887/2021, que tem como diretriz a priorização do transporte ativo (pedestres e ciclistas) e do transporte público coletivo (modo mais sustentável). Para este planejamento, a cidade do Recife é pioneira no desenvolvimento da pesquisa de Origem e Destino realizada no formato digital, ferramenta que fornece dados importantes para tomada de decisões das intervenções viárias implantadas na cidade.

Link do plano de mobilidade:

https://leismunicipais.com.br/a1/pe/r/recife/lei-ordinaria/2021/1888/18887/lei-ordinaria-n-18887-2021-define-a-politica-municipal-de-mobilidade-urbana-institui-o-plano-de-mobilidade-urbana-do-recife-e-da-outras-providencias

Pesquisa Origem-Destino

http://planodemobilidade.recife.pe.gov.br/node/61265

Velocidade das Vias - Quantitativo por Velocidade Média - 2022

http://dados.recife.pe.gov.br/dataset/velocidade-das-vias-quantitativo-por-velocidade-media-2022

Urbanismo Tático

http://dados.recife.pe.gov.br/dataset/urbanismo-tatico

Malha Cicloviária do Recife

http://dados.recife.pe.gov.br/dataset/malha-cicloviaria-do-recife

Semáforos

http://dados.recife.pe.gov.br/dataset/localizacao-dos-semaforos

Estações de Bikes

http://dados.recife.pe.gov.br/dataset/ciclovias-ciclofaixas-estacoes-de-aluguel-de-bikes-e-rotas

Acidentes de Trânsito com e sem Vítimas

http://dados.recife.pe.gov.br/dataset/acidentes-de-transito-com-e-sem-vitimas

Faixas e Corredores de ônibus

http://dados.recife.pe.gov.br/dataset/faixas-e-corredores-de-onibus

Registro das Infrações de Trânsito

http://dados.recife.pe.gov.br/dataset/registro-das-infracoes-de-transito

Área Urbana

Objetivo de Longo Prazo

O objetivo a ser alcançado pelo projeto é ter soluções inteligentes no âmbito da mobilidade urbana que potencializem bons resultados na redução no tempo de deslocamento na cidade, diminuição dos engarrafamentos, melhor aproveitamento do espaço urbano, redução do número de veículos, incentivando os modos ativos (bicicletas, pedestres, triciclos, patins, skates, patinetes) e o transporte público.

Indicativos de Sucesso

  • Redução no tempo de deslocamento
  • Redução dos engarrafamentos na cidade
  • Aumento no número de utilização de modos ativos de transporte (ciclistas, pedestres, patins, skates, patinetes, etc)
  • Aumento no número de pessoas que utilizam o transporte público
  • Redução nos índices de poluição atmosférica e sonora
  • Redução do número de sinistros de trânsito

Riscos

  • A falta de recursos ou o custo elevado de execução pode inviabilizar o projeto de melhoria da mobilidade
  • A melhoria do transporte público pode fugir do escopo da prefeitura
  • Apenas soluções tecnológicas podem não resolver os indicativos de sucesso
  • Não ter um diagnóstico preciso e inteligente dos fluxos de modos de transporte na cidade
  • Falta de engajamento das partes envolvidas no processo
  • Desconhecimento ou falta de compreensão dos atores envolvidos com a mobilidade urbana
  • As políticas de incentivo ao automóvel